Como Funciona

Financiamento

Valor financiado 

O sistema de geração de energia pode ser financiado 100%.

Prazo de financiamento

O prazo de financiamento pode ser de 12 até 72 meses para pessoa física
e de até 120 meses para pessoa jurídica.

Carência

Se você desejar, podemos colocar uma carência para pagamento da
1º parcela de até 90 dias a partir da assinatura do contrato para pessoa
física e até 12 meses para pessoa jurídica.

Os juros de pessoa jurídica tendem a ser mais baixos que os de
pessoa física. Ao definirmos qual será o sistema que você deseja e lhe atende, faremos uma simulação nos banco parceiros e então você escolhe qual a melhor opção.

Bancos Parceiros Solar

Local de instalação da GD

Uma unidade de geração distribuída de energia (GD), pode ser instalada junto a unidade consumidora ou em local remoto. Sendo instalada em local remoto, esta instalação deve possuir um medidor independente e ser caracterizada como uma das unidades de um grupo de no mínimo 02 instalações.

Uma exigência deve ser cumprida, no entanto, é que todas as unidades de consumo ou geração devem estar instaladas dentro da área da mesma concessionária. Em GD, não é permitido comprar ou gerar energia de concessionárias de outra região, ou estado.

Par ser aprovado a instalação de uma central de GD a concessionária deve aprovar o projeto e poderá fazer exigências de adequação das instalações onde se pretende instalar a central de geração. Entre elas:

  • Troca da Caixa de medição ou padrão de entrada da concessionária.
  • Troca do disjuntor de entrada na caixa de medição.
  • Mudança da instalação de monofásica para trifásica, dependendo da potência da geração.

Lista de beneficiarios da geração

Além da instalação onde é instalada a usina de geração, outras unidades consumidoras podem ser beneficiadas. Neste caso deverá ser elaborada uma lista de beneficiários indicando o percentual com que cada um será beneficiado. E alguns pontos de devem ser observados.

  1. Num grupo simples, todas as unidades consumidores devem estar cadastrados em nome de um mesmo CPF ou CNPJ. Sendo a unidade instalada em uma das unidades ou em lugar remoto. É permitido Consorcio entre empresas com CNPJ diferentes.
  2. Neste caso uma SPE deve ser criada para ser a unidade geradora

Sistema de compensação de energia eletrica (SCEE)

Informações sobre o sistema de compensação de energia elétrica (SCEE) Em instalação de geração distribuída – on grid Os consumidores que optam por instalar um SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA junto a rede da concessionária de energia (ON GRID) aderem automaticamente ao SISTEMA DE COMPENSAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA (SCEE) EM INSTALAÇÃO DE GERAÇÃO DISTRIBUÍDA.

Isto significa que a energia produzida nas suas instalações durante o período de geração que normalmente varia entre 6:00 horas da manhã até 18:00 horas, será parcialmente consumida por sua instalação e a energia excedente neste período é injetada na rede sendo compensada a noite quando o sol não gera energia. Neste período noturno o consumidor passará a receber energia da concessionária para seu consumo. Ao final de um mês toda a energia gerada será medida e comparada com a energia consumida fornecida pela concessionária.

Havendo crédito, este poderá ser compensado em até 60 meses após a geração. Cabe ressaltar que enquanto não for gerado crédito suficiente para compensação, ou seja, a produção até o momento for inferior ao consumo do mês em curso, este consumo será cobrado pela concessionária de energia ao gerador. Isto pode ocorrer nos meses iniciais da geração até que seja formado o equilíbrio entre as contas.

Segundo a resolução 482 da ANEEL de 2012 e suas revisões, independentemente de o sistema de geração do cliente consumidor gerar mais energia que o consumo, o cliente será tarifado pela disponibilidade de fornecimento de energia pela concessionária.

Esta cobrança se dará da seguinte forma:

  • Instalações em baixa tensão Monofásicas 15 KWH mensais.
  • Instalações em baixa tensão Bifásicas 25 KWH mensais.
  • Instalações em baixa tensão Trifásicas 50 KWH mensais.
  • Instalações em Média tensão 13,8 KV serão tarifados pela Demanda Contratada.

Equilíbrio entre geração e consumo

Muitas vezes os consumidores nos primeiros meses de geração em GD ficam em dúvida. Porque veio conta de energia para pagar além da tarifa básica? Será que meu sistema de GD não está funcionado corretamente?

Devemos observar que quando se calcula um sistema de geração de Energia em GD, este calculo é feito para o consumo médio anual. Num mês específico o seu sistema de geração pode gerar abaixo do consumo.

Existe um descasamento entre geração e consumo que tende a se equilibrar nos meses subsequentes. É o caso quando a instalação em locais com invernos mais acentuados consomem muita energia e geram pouca por caso da menor irradiação solar no inverno.

O importante é lembrar que após os primeiros meses o sistema fica equilibrado, gerando excedentes que iram compensar os meses de pouca geração.

Estes excedentes de geração podem ser consumidos em até 60 meses após serem gerados. 

Variação de geração ao longo do ano e em diferentes locais

A Geração de energia com placas fotovoltaicas varia ao longo ano e dos anos. Durante os meses de verão se dá a maior geração e ao contrario nos meses de inverno temos uma geração menor. Da mesma forma em diferentes locais temos geração maior ou menor colocando-se a mesma quantidades de placas fotovoltaicas. Também ocorre com as mini eólicas, em diferentes horários e em diferentes locais Teremos geração maior ou menor em função da força e velocidade dos vento.